Zumbido no Ouvido

  1. 04ab1241dff0466482fd76da12737b0d6aac170d

Zumbido no ouvido hoje é uma das maiores áreas de estudo em audição, pois acomete muitos indivíduos com e sem perda auditiva.

Zumbido no ouvido é uma percepção sonora involuntária de origem dentro da cabeça. Em cerca de 80 a 85% dos casos, o zumbido é acompanhado por perda auditiva. Entretanto, também pode ser causado por exposição a sons altos, acidentes, infecções de ouvido, envelhecimento ou stress.

O zumbido no ouvido pode ser:

  • Semelhante ao som de apito, chuva, cachoeira, grilo, entre outros;
  • De intensidade forte ou fraca;
  • Contínuo ou intermitente.

O ciclo vicioso do zumbido no ouvido:

O zumbido no ouvido pode desencadear emoções negativas. Muitas vezes a gravidade da sua reação depende da sua percepção do som. Se é negativo, é provável que você tenha uma resposta emocional negativa. Quando o fizer, ele pode fazer o seu cérebro prestar mais atenção ao zumbido. E um ciclo se inicia, que afeta seu sistema nervoso. Ansiedade, perturbações do sono, depressão e baixa concentração podem ocorrer em casos de zumbido no ouvido.

Como tratar:

Um dos tratamentos para o zumbido no ouvido é o uso de aparelhos auditivos específicos que serão escolhidos por um fonoaudiólogo. Usando o aparelho auditivo para zumbido, com aconselhamento informado e terapia acústica, pode lhe trazer alívio significativo. Sua resposta emocional às mudanças do zumbido no ouvido, e seu sistema nervoso reage de maneira diferente também.

One Comment

  1. Eu tenho zumbido muito intenso. Tem dias que acho que vou ficar louco. Passo noites sem dormir, vivo estressado, nevoso sem contar no baixo astral. Tenho zumbido nos dois ouvidos. O que mais me deprime e a dificuldade em entender o que as pessoas falam por causa do barulho. Infelizmente os aparelhos auditivos São caros e não me disponho financeiramente para adiquiri-lo. Pelo plano do sus eu não consigo. Infelizmente terei que continuar me adaptando com este barulho e seja oque Deus quiser.

Deixe um comentário